Blog Cabelo Mais recentes

Como funciona o botox capilar e quais suas indicações

15 de abril de 2020

O botox capilar ficou muito popular nos salões de beleza, mas nem todo mundo sabe exatamente quais são os benefícios alcançados com esse tratamento, cujo apelido foi dado fazendo referência ao efeito da toxina butolínica na pele, só que nos cabelo! Desde já, deixamos claro que o botox capilar não tem nada a ver com o botox injetável ou a marca Botox, que pertence ao laboratório Allergan. Antes de investir no procedimento, é essencial conhecer de perto suas principais características e indicações.

Pensando nisso, nós preparamos este post para explicar o que é botox capilar, quem pode fazer esse tratamento e como ele funciona. Confira!

O que é botox capilar?

O botox capilar é um tratamento reconstrutor rico em queratina e com alto poder de hidratação. A principal função desse produto é recuperar a massa e o tônus capilar perdido ao longo do tempo, garantindo aos fios:

  • mais maleabilidade;
  • brilho;
  • maciez;
  • menos frizz

Outra característica do botox capilar é a selagem do fio, que garante um efeito mais liso e domado. Portanto, ao contrário do que muita gente acredita, ele não é um tipo de progressiva ou tratamento alisante.

Essa é apenas uma consequência temporária causada graças às propriedades do produto. Se você não deseja um alisamento definitivo, é importante evitar agentes alisantes que podem ser encontrados em algumas fórmulas, como o formol e o tioglicolato de amônia. Para isso, é sempre importante conversar com o profissional que cuida do seu cabelo ou irá realizar a aplicação.

Quem pode apostar nesse tratamento?

Se o seu cabelo está danificado, sem brilho ou vida e cheio de pontas duplas, o botox capilar pode ser a solução perfeita para você. Esse tratamento pode ser feito em todos os tipos de cabelo, mas é preciso estar ciente do efeito liso que dura alguns dias.

Quem tem o cabelo ondulado, cacheado ou crespo pode perder o formato natural dos fios por um período. Porém, desde que não haja alisantes na fórmula, eles voltarão ao normal em pouco tempo, mantendo a hidratação e a reconstrução.

Como funciona o procedimento?

O botox capilar pode ser feito em casa ou em um salão de beleza e tem duração de duas a três horas. Primeiro, o cabelo deve ser lavado com um shampoo de limpeza profunda para retirar todos os resíduos dos fios e ajudar o produto a penetrar com mais facilidade.

Depois, o botox é aplicado nos fios, mecha a mecha, e deve descansar por cerca de 30 minutos em uma touca térmica. O tempo, no entanto, pode variar de acordo com o fabricante. Após o enxague, as madeixas devem ser bem escovadas e, quem preferir, pode apostar na finalização com a chapinha.

Em geral, a reaplicação desse produto pode ser feita de três em três meses. Porém, isso vai depender do crescimento do seu fio, que pode ser mais rápido ou lento, além dos cuidados que você mantém no dia a dia.

Marcas mais procuradas

O botox capilar da marca Felps é um dos mais buscados no mercado por conter óleo de argan e macadâmia, favorecendo a nutrição dos fios e garantindo um efeito liso com mais facilidade.

Outra marca requisitada por não incluir o formol em sua composição é o Botox Zero, da Forever Liss. Ele também conta com óleo de coco, karité e argan e promete uma ação ultra-hidratante.

Agora que você já sabe o que é botox capilar, como ele funciona e quais suas principais vantagens, é hora de recuperar suas madeixas, vê-las mais fortes, bonitas e saudáveis. Vale lembrar que o procedimento pode ser realizado em casa, porém, é possível obter um efeito mais profissional e duradouro ao fazê-lo em um local especializado. Se optar pela versão com química, é primordial ir até o salão para evitar danos aos seus fios, combinado?

Falando em cabelo, que tal aprender a proteger os fios da ação do mar e da piscina? Saiba como lendo este outro post!