Cabelo

Tipos de mechas: veja os estilos mais pedidos nos salões

24/09/2020

Você sabia que existem diferentes tipos de mechas? Atualmente, quando chega o momento de modificar o visual dos fios, as mulheres podem escolher entre variadas opções, que vão desde aquelas mais simples até outras que usam mais de uma tonalidade e garantem um resultado único. Ou seja, as possibilidades são inúmeras!

Contudo, na de “bater o martelo”, há quem fique em dúvida — afinal, como encontrar a opção perfeita e conseguir valorizar os seus traços faciais? Se você faz parte desse grupo, saiba que veio ao lugar certo.

Ombré hair

Quando falamos em tipos de mechas, não podemos deixar de citar o ombré hair. Sucesso absoluto nas últimas temporadas, esse método de tingimento costuma ficar em alta durante o verão, já que consegue proporcionar um resultado bem natural aos fios.

Para alcançá-lo, o profissional precisa aplicar a tinta somente a quatro dedos abaixo da raiz, bem perto da altura das orelhas. Também é fundamental manter os tons mais clarinhos nas pontas das madeixas, além de utilizar diferentes concentrações de produtos descolorantes. É um look digno de capa de revista!

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Karen Muniz (@karenmuniz_hair) on

Hair Contour

Utilizando uma técnica muito parecida com a do contorno de maquiagem, o Hair Contour é feito com o auxílio de papel no interior das madeixas e também ao redor da face. A proposta é alcançar um efeito de sombra e luz, evidenciando os pontos positivos da mulher.

Para tanto, os tons escuros servem para diminuir a largura e o comprimento. Os claros, por sua vez, aumentam o formato facial.

A parte boa? Tal alternativa pode ser aplicada em qualquer cabelo, considerando apenas a cor dos olhos e o tom da pele para que sejam usadas as tonalidades adequadas.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Karen Muniz (@karenmuniz_hair) on

 

Californianas

Toda mulher vaidosa, com certeza, já ouviu falar nas famosas californianas. Como o nome já revela, essa técnica foi inspirada no público da Califórnia, especialmente, as surfistas.

O motivo é um só: por passarem muito tempo no mar, essas garotas acabavam ficando com os fios mais claros nas extremidades, graças aos efeitos da água, do sol e da parafina presente nas pranchas.

Não demorou muito até que a proposta chegasse em outros cantos do mundo — virando um hit absoluto no Brasil. Até os dias atuais, os salões de beleza costumam realizar essa produção que, para ostentar um efeito natural, precisa se apresentar sem marcações ou contrastes muito intensos.

Mechas invertidas

Essa técnica é procurada por pessoas que possuem os fios loiros, mas desejam pintar algumas partes de tonalidades mais escuras ou corrigir mechas — criando assim, as mechas invertidas.

Também é possível encontrar o método sendo usado por mulheres que exageraram na descoloração dos fios e apostam na solução para fazer com que o visual fique harmônico e equilibrado. A vantagem é que tal opção danifica menos as madeixas do que outras possibilidades de correção.

Baby lights

Similar às luzes tradicionais, Baby lights é uma técnica que carrega um efeito extremamente discreto. Nesse caso, são realizadas mechas bem finas e com reflexos extremamente leves, quase imperceptíveis.

A ideia é promover uma variação de duas tonalidades mais claras do que a base, obtendo um resultado similar ao dos cabelos dos bebês.

Holográfica

As mechas com efeito holográfico têm dado o que falar entre as blogueiras. Não é pra menos: nessa produção, exclusiva para os fios platinados, é possível trabalhar com um mix interessantíssimo de tonalidades, que vão do pastel, até outras mais quentes. Uma vez misturadas, elas resultam em um visual holográfico cheio de charme.

 

 

Balayage

Técnica originada na frança, cuja tradução é varrer ou pintar. Ao contrário da maioria de técnicas de mechas tradicionais que são feitas com ajuda do papel, a Balayage utiliza só o pincel para possibilitar as mãos livres, ou free hand.

Desta forma, o efeito fica bem natural pois elimina marcas, fazendo com que as mechas se misturem mais à tonalidade natural do seu cabelo, sem ficar evidente. É como se você tivesse passado o verão todo na praia e o efeito do sol sob suas madeixas seja o resultado disso.

 

Morena Iluminada

As mechas do tipo “morena iluminada” são feitas de forma suave e natural, de forma discreta para que fiquem naturais em cabelos naturalmente morenos ou escuros. Não é indicada para clientes que querem descolorir uma parte grande dos cabelos para ficar loira ou com muitas mechas. A vantagem deste método é que ele permite um intervalo maior entre os retoques e dá movimento aos fios, mantendo a saúde e a sua cor de fundo natural.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by ✂️ Igor Farias Hairstylist (@igorfariashairstylist) on

Gostou de conhecer os tipos de mechas, as suas características e indicações? No Mais Bonita por Menos, você pode encontrar pacotes incríveis e que se encaixam nesses estilos. Não deixe de conferir! A foto de capa do post é do talentoso Guilherme Alves, da Petra Beauty, nosso parceiro.

Para continuar se aprofundando no assunto, veja também o nosso post sobre como proteger a pele e o cabelo do mar e piscina. Até mais!