Beleza Blog Mais recentes Rosto

Preenchimento labial: cautela, moderação e talento trazem resultados mais naturais

03/09/2020

Apesar de estarem temporariamente escondidos pelo uso das máscaras, os lábios continuam sendo foco quando o assunto é a estética facial. Tanto pacientes jovens, quanto pacientes mais maduras buscam consultórios médicos tendo como objetivo bocas mais belas ou mais rejuvenescidas. Enquanto as mais jovens procuram, basicamente, tratamentos para aumento ou para melhora das proporções labiais, as mais maduras procuram opções rejuvenescedoras que possam devolver a forma e o turgor perdidos com o passar dos anos.

Sim! Assim como qualquer área do nosso corpo, os lábios também sofrem modificações o tempo. Infelizmente nem todos comportam grandes modificações, por questões técnicas e estéticas. Ou seja, algumas vezes a anatomia do lábio não permite aumentos de volume ou formato da face pode não comportar lábios fartos. Portanto, quando falamos sobre o assunto, os mandamentos são moderação e bom senso! É necessário avaliar a face como um todo, as proporções e principalmente ter expectativas razoáveis e realistas. Cabe ao profissional, também avaliar, orientar e esclarecer dúvidas a respeito do preenchimento, sendo claro e realista quanto às expectativas.

Caso a opção seja o preenchimento labial, é preciso uma franca e honesta conversa entre o médico e o paciente com o objetivo de expor as possibilidades e de alcançar o resultado necessário. Embora os efeitos finais sejam muito satisfatórios, o paciente precisa estar ciente que é possível melhorar o seu próprio lábio, mas não transformá-lo no de uma outra pessoa. Muitas vezes, alguns conceitos pré-definidos sobre o procedimento precisam ser desmistificados.

Alguns pacientes temem bocas excessivamente preenchidas e com resultados artificiais. Entretanto, com cautela, moderação e talento, ficam muito naturais! Bons especialistas escolhem ácidos hialurônicos (os únicos preenchedores seguros para lábios) de boas marcas e com características bastante adequadas para a região. No planejamento do tratamento são levados em consideração o desejo do paciente e as possibilidades de reproduzir tecnicamente o que ele espera. Por exemplo, pessoas de lábios extremamente finos e mais longos jamais conseguirão ter lábios volumosos. Por melhor que seja o injetor, existe uma limitação técnica e anatômica. Grande parte dos lábios podem ser melhorados com preenchimentos, seja com contorno, volume, melhora de proporções ou melhora de projeções, mas nem todos podem ser transformados em Angelina Jolie. Se você tem vontade de melhorar essa questão, consulte e converse sobre as possibilidades.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Rachel Garcia (@drarachelgarcia) on

Atualmente contamos com uma série de tecnologias e de procedimentos que podem ser associados aos preenchimentos, ou usados isoladamente. Eles estão principalmente indicados para tratar a região ao redor dos lábios, especialmente em pacientes que já apresentam sinais de envelhecimento. Muitas vezes, apenas tratar os lábios não é o mais adequado, sendo necessário também cuidar as regiões que circundam a boca e que muitas vezes estão relacionadas à estrutura e proporções labiais. Podemos incluir neste grupo as tecnologias como os lasers fracionados, que atuam na melhora das rugas, o ultrassom microfocado, que atua na musculatura da região, ou mesmo os fios de PDO, que agem induzindo a formação de colágeno. Os Skinboosters também são muito usados para lábios, pois, apesar de serem ácidos hialurônicos, são géis muito finos e dão um volume sútil, melhoram a qualidade da pele e a hidratação da área.

Quando falamos no tema, principalmente relacionando à harmonização na estrutura facial, é preciso sempre lembrar que os dentes são de grande importância, afinal, sua correta projeção e tamanho exercem influência nos lábios. Eles também podem ser limitantes na hora de realizar preenchimentos. Por exemplo: pacientes que apresentam dentes pequenos e lábios mais longos (que tenham a distância entre o nariz e o lábio mais aumentada) normalmente têm uma pequena exposição dos dentes superiores e impede a realização de grandes aumentos labiais. Classicamente lábios ideias expõem 1 a 3mm dos incisivos centrais em posição de relaxamento (sem sorrir). Nos casos de lábios longos, muitas vezes a cirurgia de lifting labial pode ser mais indicada do que o preenchimento, pela possibilidade de deixar os dentes mais expostos.

Além dos procedimentos médicos, a micropigmentação labial também está se tornando cada vez mais indicada, tanto para corrigir a cor do lábio e definir o contorno, quanto para corrigir pequenas assimetrias labiais. Por fim, mas não menos importante, estão os tratamentos domiciliares para os lábios. Há uma série de produtos prontos ou manipulados que melhoram muito a condição da região, repondo as substâncias responsáveis pela elasticidade e hidratação. E associado a eles, sempre um produto que contenha filtro solar.

Com todos estes cuidados e tratamentos, quando as máscaras forem embora, seus lábios estarão incríveis!

Com todos estes cuidados e tratamentos, quando as máscaras forem embora, seus lábios estarão incríveis!


Dra. Rachel Garcia
Dermatologista
Av. Nilo Peçanha, 1221, Conjunto 811 – Porto Alegre/RS
Fones: (51) 3085-5998 / 9 9181-9699
@drarachelgarcia