Beleza Rosto

O que é Harmonização Facial?

27/09/2020

A harmonização facial é um conjunto de procedimentos estéticos com técnicas para deixar o rosto mais harmônico. Na última década, ficou famosa na mídia, redes sociais e se popularizou, graças às fotos de antes e depois que mostram como o rosto pode mudar para melhor sem a necessidade de técnicas muito invasivas como cirurgias plásticas.

O grande sucesso da harmonização facial tem um motivo: ela é feita seguindo a anatomia única de cada pessoa, de modo que valoriza os pontos fortes e disfarça os pontos que geram incômodo. Dessa forma, o resultado fica muito mais natural e personalizado.

Neste post, vamos explicar como a harmonização facial funciona e você vai entender tudo o que precisa antes de apostar no procedimento. Confira a seguir!

Como funciona a harmonização facial?

Para iniciar a harmonização facial é preciso passar por uma avaliação. O profissional — que pode ser dermatologista, dentista ou esteticista — analisa as proporções faciais e identifica os detalhes que causam a desarmonia. A partir daí, são indicados os pontos que necessitam de preenchimento, sustentação, redução ou paralização para que fiquem mais proporcionais.

O produto usado, no caso da volumização, é o ácido hialurônico, um ativo produzido naturalmente pelo próprio corpo. Ele preenche os espaços entre as células, garantindo mais firmeza, hidratação e jovialidade à pele. No entanto, a produção desse ácido cai drasticamente com o avançar da idade.

Os dois procedimentos mais buscados quando falamos de harmonização facial são o preenchimento feito com ácido hialurônico e a toxina botulínica, mais conhecida como botox.

Praticamente todos os pontos do rosto podem ser modificados pela harmonização e concentram-se nas seguintes regiões:

  • contorno do rosto: usando o conceito do “triângulo da beleza da face”, a região malar, o queixo e as mandíbulas são projetadas para garantir um contorno facial mais definido;
  • nariz: pode-se elevar ou baixar a ponta, corrigir a largura e até mesmo “remover” a elevação que algumas pessoas têm no dorso;
  • lábios: é possível aumentar o volume dos lábios com o preenchimento e conferir diferentes formatos;
  • sobrancelhas: é possível aumentar a distância entre as sobrancelhas e os olhos e até mesmo mudá-las de ângulo, para que fiquem mais levantadas ou arqueadas.
  • rugas e linhas de expressão: é possível suavizar os sinais da idade, com o preenchimento de ácido hialurônico combinado com outros tratamentos.

Quais tratamentos engloba a harmonização?

Como dissemos, a harmonização facial pode ir muito além do preenchimento facial. Para garantir mais harmonia, é possível apostar em outros procedimentos e vamos falar sobre cada um deles a seguir.

Aplicação de Botox

O botox — ou toxina botulínica — é uma substância que se origina a partir de uma bactéria, a Clostridium Botulinum. Ele é capaz de prevenir e suavizar rugas e marcas de expressão, como pés de galinha e marcas de franzir a testa. As principais regiões que a toxina é aplicada são olhos, testa e glabela (espaço entre as sobrancelhas).

O botox age bloqueando os estímulos dos neurônios para os músculos, impedindo que eles se contraiam. O efeito é temporário e dura por aproximadamente 3 a 4 meses, podendo chegar a 6. Tudo depende do tempo que cada organismo leva para absorver o produto.

A aplicação pode causar desconforto, mas é tolerado pela maior parte das pessoas. Também é possível fazer uso de um anestésico tópico. O procedimento é contraindicado para pessoas alérgicas ao botox e seus componentes, grávidas e lactantes, pessoas com doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias.

Babybotox

Muitas pessoas ficam inseguras em submeter-se ao tratamento com botox e ficar com a aparência congelada e sem expressão. Pensando nisso, foi criado o babybotox, que garante um efeito mais leve e natural.

O procedimento também é feito com o botox, mas em uma quantidade fracionada e diluída. Ele é aplicado em regiões estratégicas do rosto, para suavizar marcas mais leves, para prevenir rugas e corrigir alguns pontos da expressão. Também é uma opção para quem quer retocar um procedimento tradicional de botox, aplicado anteriormente.

Babybotox

A bichectomia é o procedimento no qual é removida a bola de Bichat das bochechas, o que deixa a aparência do rosto mais definida e afinada. Essas “bolas” nada mais são que um tecido gorduroso, que podem ser maiores ou menores conforme a fisionomia individual, e também mudar de volume conforme há mudanças no peso. Com o aumento do peso, por exemplo, o rosto fica mais arredondado e menos definido.

A remoção é feita a partir de uma incisão de 1 a 2 cm no interior da boca. A anestesia é local e pode ser feita com ou sem sedação. A recuperação é rápida e similar a uma extração dentária. É possível observar os resultados em aproximadamente 15 a 20 dias. Existem algumas contraindicações para a realização da bichectomia, como:

  • gestação;
  • menores de 18 anos;
  • problemas hepáticos e renais graves;
  • tratamento de rádio ou quimioterapia;
  • infecções;
  • cardiopatias graves.

Lipo enzimática de papada

O excesso de gordura na papada é uma das queixas mais comuns nos consultórios. Por isso, alguns profissionais podem indicar a lipo sem cortes de papada, realizada a partir da injeção de enzimas, com ácido deoxicólico. Essas enzimas são capazes de quebrar as células de gordura, reduzindo também o volume nessa região.

O resultado não é imediato, já que as aplicações devem ocorrer com o intervalo de um mês. A região pode ficar bastante inchada e um pouco dolorida, mas logo volta ao normal. A grande vantagem é que o efeito é definitivo, ou seja, você só volta a ganhar volume nessa região caso aumente de peso.

A lipo enzimática de papada não necessita de cortes, mas grávidas, pessoas com infecções ou cistos na tireoide não devem realizá-la.

Biostimuladores de colágeno

Para um melhor resultado, a harmonização facial também depende de uma pele firme, viçosa e brilhante, pois isso impacta no contorno e nas formas faciais como um todo. Para isso, é possível contar com a ajuda dos bioestimuladores de colágeno. Os mais utilizados, são:

  • a hidroxiapatita de cálcio – o mais famoso tem nome comercial Radiesse;
  • o ácido polilático – como o Sculptra;
  • a policaprolactona – Ellansé.

Como o próprio nome deixa claro, esses ativos estimulam a produção de colágeno, causando uma pequena reação inflamatória e ativando as células responsáveis pela produção de colágeno. Dependendo da quantidade de sessões realizadas e da quantia de produto aplicado, é possível até preencher algumas regiões do rosto.

O efeito dura até 25 meses após as aplicações, que são similares a uma injeção de ácido hialurônico. Dessa forma, é possível usar esse tratamento como uma forma de prevenir o envelhecimento precoce da pele.

Microagulhamento

O microagulhamento é outra técnica que ajuda a estimular a produção de colágeno, além de tratar marcas e manchas. Para isso, é usado um pequeno rolo com inúmeras microagulhas, que perfuram a pele e causam pequenas lesões. Na tentativa de recuperar-se, o corpo começa o processo de cicatrização, o que estimula a produção de colágeno e elastina, responsáveis pela firmeza da pele.

Com os pequenos furos abertos também é possível otimizar o efeito de produtos tópicos. Dessa forma, é possível observar inúmeros benefícios, como:

  • o rejuvenescimento da pele;
  • a diminuição das rugas;
  • o tratamento de manchas e cicatrizes de acne;
  • as manchas causadas por melasmas;
  • a aparência de poros abertos.

Geralmente, é feito uso de um anestésico tópico leve, mas caso as agulhas sejam maiores, é preciso fazer a aplicação de um anestésico mais intenso. O tratamento não é indicado para quem está com uma inflamação, herpes ativa, quem faz uso de anticoagulantes ou realiza tratamento com o Roacutan.

Fios de sustentação

Os fios de sustentação são ideais para tratar a pele que está sofrendo com a flacidez. Nessa técnica, alguns fios são introduzidos na pele, de forma que levantem os pontos caídos e gerar sustentação. O efeito é similar a um lifting, corrigindo o contorno da face e a tornando mais harmônica.

Existem fios temporários e permanentes, no entanto, alguns profissionais preferem trabalhar com o temporário. Segundo eles, o material permanente é mais rígido, pode arrebentar com mais facilidade, além de causar nódulos inflamatórios.

Além disso, o material que compõe os fios é capaz de estimular a produção de colágeno durante o período em que fica no corpo, o que dura cerca de 6 meses. O procedimento usa anestesia local e os fios são introduzidos por meio de microcânulas. O resultado pode ser observado de 24 a 48 horas.

Foxy eyes

O efeito foxy eyes — ou olhos de raposa — caiu no gosto de muitas celebridades. A técnica ajuda a alongar os olhos, fazendo com que eles fiquem parecidos com os olhos de uma raposa. Dessa forma, o olhar fica mais expressivo e misterioso.

O efeito pode ou não ser permanente, feito a partir da aplicação de fios de sustentação, aplicação de pontos com ultrassom (método ultraformer) ou da aplicação de botox de forma que arqueiem os cantos dos olhos.

Existem inúmeras técnicas que podem ser usadas em conjunto com o preenchimento na harmonização facial. É possível apostar em peelings, nos tratamentos com lasers, remoção de olheiras, radiofrequência e muito mais. A escolha vai depender da sua necessidade e apenas um profissional especializado é capaz de indicar as melhores opções para você.

Quanto tempo dura a harmonização facial?

Tudo depende da técnica utilizada. No que diz respeito à mais popular, o preenchimento, embora o ácido hialurônico seja produzido pelo próprio corpo, ele é absorvido e eliminado ao longo do tempo. Isso quer dizer que a harmonização facial não tem efeito permanente e deve ser refeita após um período. O lado positivo, é que se você quiser voltar atrás, existem formas de reverter, o que é mais difícil com técnicas permanentes, como a cirurgia plástica.

O preenchimento dura em média de 8 a 18 meses, mas pode chegar até 4 anos quando são usados diferentes preenchedores. O Ellansé, que pode ser usado como estimulador de colágeno ou preenchedor, tem a maior durabilidade – lembrando que o efeito também depende do organismo de cada pessoa.

Também é importante olhar para a durabilidade dos outros procedimentos, realizados juntamente com o preenchimento facial. Eles podem ter uma durabilidade maior ou menor e precisam de retoque na data determinada, para garantir o efeito desejado, como é o caso do botox, cujo efeito dura entre 3 e 6 meses.

É preciso afastar-se de suas atividades na recuperação?

Você não precisa deixar suas atividades de lado para realizar a harmonização facial, como acontece quando é feita uma cirurgia plástica, que requer alguns dias para recuperação. A harmonização pode causar alguns hematomas em peles mais sensíveis ou quando atinge pequenos vasos sanguíneos, além de um pouco de inchaço, que desaparece em alguns dias.

Alguns dos procedimentos realizados em conjunto com o preenchimento podem exigir que você deixe as atividades físicas de lado por um período, fique longe do sol e não realize massagens faciais. Por isso, é importante seguir todas as recomendações passadas pelo profissional.

Existe algum risco envolvido nesse procedimento?

Todo procedimento estético, seja ele invasivo ou não, é cercado de alguns riscos. No caso da harmonização facial, o maior risco é o profissional atingir uma artéria, nervo ou aplicar o produto dentro de uma veia. Outro possível risco é a cegueira, que acontece quando o preenchimento é feito no nariz e o produto é aplicado em uma veia que chegue até os olhos.

Todos esses riscos são quase que totalmente anulados quando o profissional escolhido é capacitado para realizar o procedimento. Por isso, é essencial avaliar a experiência e histórico do profissional.

O que observar ao escolher uma clínica para harmonização?

Para garantir a segurança em um procedimento de harmonização facial comece escolhendo o profissional ou a clínica. No Mais Bonita, todos os procedimentos são realizados por profissionais habilitados e especializados em suas técnicas. Tire todas as suas dúvidas antes do procedimento e deixe claro suas expectativas ao profissional, para que ele ajude-a a entender o que é possível obter com tal procedimento.

Todas as nossas clínicas parceiras são limpas e seus profissionais fazem uso de materiais de proteção individual, como luvas, toucas, toalhas de papel, agulhas descartáveis e assim por diante.

Por fim, verifique a marca do produto que será utilizado e pesquise as diferenças. Se você gostou e sentiu confiança em um tratamento um pouco mais caro do que outro, parcele em até 10 x sem juros no Mais Bonita. Compare os pacotes e compre com segurança.