Beleza Blog Mais recentes Rosto

Como prolongar a duração do botox: Fitase e Zinco

10/08/2020

Que a toxina botulínica tem duração que varia entre 3 e 6 meses já é sabido para quem já experimentou a técnica. Não seria maravilhoso estender o tempo de duração dos resultados botox? A suplementação de duas substâncias simples e presentes na alimentação do cotidiano, fitase e zinco, otimiza e prolonga os resultados, aumentando o prazo entre uma aplicação e outra.

A toxina botulínica age inibindo a contração muscular das rugas dinâmicas, aquelas que são causadas por nossas expressões, resultando em pés de galinha, rugas na testa e glabela, entre outras, que envelhecem a fisionomia. Para que essa paralisação de músculos tenha eficácia, cada molécula de toxina botulínica deve ser associada a uma de zinco para que o efeito seja atingido apropriadamente. Portanto, pessoas com quantidades insuficientes do mineral terão a qualidade e durabilidade da aplicação significativamente reduzidas.

 

Dra. Vanessa Brunheri

Embora o zinco possa ser encontrado em diversos alimentos como frango, carne bovina, suína, ovos, cereais integrais, feijão e leguminosas, nem todos tem uma boa absorção deste mineral pelo nosso organismo. Mesmo em uma dieta balanceada com todos os ingredientes citados, ainda é possível que o nível adequado não seja alcançado caso não haja reserva de fitato, enzima responsável por quelar diversos minerais, dentre eles o zinco.

A saída é a suplementação, ainda pouco associada à aplicação de toxina botulínica, mas que traz resultados ainda melhores ao procedimento. De acordo com uma pesquisa publicada pelo Journal of Drugs in Dermatology, dos Estados Unidos, a complementação de zinco e fitase  pode aumentar em cerca de 30% do efeito do botox nos pacientes.

Atenção: a ingestão de zinco e fitase devem iniciar alguns dias antes do procedimento, bem como seguir mais alguns dias após a aplicação. Suplementos podem variar muito quanto à dosagem e composição, por isso, entre em contato com o profissional que realizará seu botox antes de toma-las.

Confira mais detalhes na explicação da Dra. Vanessa Brunheri

 

Especialistas apontam os fatores abaixo como possíveis redutores do efeito e durabilidade do botox:

  • Se expor demais ao sol, pois a substância é sensível ao calor;
  • Pessoas que tem tendência natural e fazer gestos e mímicas muito expressivos, pois são responsáveis pelas rugas dinâmicas;
  • Além disso, use óculos escuros quando estiver na luz intensa, eles impedem que você faça careta, como apertar os olhos ou franzir a glabela;
  • Praticantes de atividade física intensa devido à hipertrofia muscular do rosto que a pessoa faz involuntariamente quando realiza um esforço grande – portanto, cuide as caretas durante o treino;
  • Uso de anti-inflamatórios, corticóides e antibióticos;
  • Radiofrequência aplicada nas regiões da toxina;
  • Baixa de Vitamina D;
  • Altos níveis de cortisol, o hormônio do stress – sim, ansiedade e preocupação também reduzem o adorado efeito!;
  • Tabagismo e ingestão excessiva de açúcar: fazem mal para o corpo como um todo e também estão associados à uma duração inferior da toxina;
  • Qualidade e quantidade de produto aplicado – mas alto lá! Doses superiores podem deixar o resultado artificial e você se sentindo sem expressão.
  • Existem evidências de criação de resistência pelo organismo, mas elas estavam associadas à técnicas mais antigas, no qual o botox era aplicado em doses muito superiores às atuais.

Consultório Dra. Vanessa Brunheri no bairro Moinhos de Vento em Porto Alegre

Confira tratamentos com valores especiais no Mais Bonita com a Dra. Vanessa Brunheri clicando aqui