Corpo

Qual o melhor tratamento para varizes e vasinhos? Conheça aqui!

02/03/2020

Você sabe a diferença entre varizes e vasinhos? Varizes são pequenas veias arroxeadas, localizadas embaixo da pele, e que ficaram estufadas e sinuosas formando marcas devido à má circulação do sangue. Já os vasinhos são mais superficiais e, embora sejam mais finos e discretos, também têm essa coloração e costumam ser um incômodo estético comum entre as mulheres.

As varizes e vasinhos surgem, normalmente, por hereditariedade, mas podem ser decorrentes de problemas hormonais desencadeados pela gestação, pela menopausa ou pelo uso de pílula anticoncepcional.

Se você quer saber qual o melhor tratamento para varizes, continue a leitura do nosso post e descubra tudo o que você precisa saber sobre esse assunto!

 Escleroterapia

Esse tratamento é mais indicado para eliminar os vasinhos que não apresentam nenhum tipo de risco à saúde, apenas são indesejáveis do ponto de vista estético.

A escleroterapia ou PEIM (procedimento injetável de microvasos) pode ser realizada por meio de várias técnicas diferentes, de modo que abaixo vamos explorar um pouco mais a respeito das opções disponíveis no mercado. Confira a seguir:

Escleroterapia com espuma

A escleroterapia com espuma faz uso de uma substância chamada polidocanol misturada ao ar — desse mix surge o composto que é aplicado nos vasinhos por meio de uma agulha fina.

Essa substância produz uma inflamação no local que fecha as veias e, por consequência, impede a circulação do sangue na região. Em decorrência dessa obstrução, o vasinho deixa de ser visível ao olho humano.

O procedimento é rápido, produz efeitos imediatos e pode ser realizado em consultório apenas com uma anestesia local. O único inconveniente é que o tratamento pode ser um pouco dolorido por conta da aplicação com agulha.

Escleroterapia com glicose

A escleroterapia com glicose segue praticamente o mesmo protocolo adotado na versão anterior. A diferença está mesmo no tipo de produto que é escolhido a fim de provocar a inflamação do vaso e o consequente impedimento da circulação do sangue.

Como vantagem, é possível dizer que a glicose é uma substância que praticamente não oferece nenhuma contraindicação, já que não produz alergia, coceira ou intolerância de qualquer natureza.

Porém, vale registrar que no caso de pessoas diabéticas existe um impedimento real para a adoção desse tratamento, pois como a glicose entra na corrente sanguínea, esse açúcar extra pode gerar picos de glicemia.

Trata-se de um tratamento que também pode ser realizado em consultório e que, da mesma maneira que o anterior, causa um pouco de dor, porém algo absolutamente tolerável, especialmente devido ao uso de anestésicos locais.

Escleroterapia a laser

Essa versão da escleroterapia é indicada para vasinhos bem finos que, com o feixe de luz, reagem de maneira similar a dos outros procedimentos, isto é, se fecham e impedem a passagem do sangue no local. Vale dizer que este procedimento não é nem um pouco invasivo, já que todo o tratamento ocorre na superfície externa da pele.

O método também produz algum tipo de dor, assim como os demais, e costuma ser um pouco mais caro. É importante deixar claro que esse método requer que a paciente use filtro solar e evite exposição ao sol para evitar manchas.

Cirurgia

Os casos em que a cirurgia é indicada normalmente são os mais sérios, com varizes que já estão comprometendo a saúde do paciente e, por isso, exigem uma intervenção mais invasiva.

Em linhas gerais, esse tratamento para varizes tem por finalidade retirar as veias que estão doentes e evitar o surgimento de outros problemas ainda mais graves, como a trombose e os coágulos.

Como estamos falando de um procedimento cirúrgico, ele ocorre em um hospital e, após a intervenção, é preciso que o paciente faça repouso de mais ou menos 15 dias. Além disso, durante todo o período pós-operatório, é necessário usar meias de compressão mesmo depois de retomar suas atividades do dia a dia e evitar exposição ao sol.

Existem 2 tipos de cirurgias que vamos apresentar, veja:

Convencional

A cirurgia convencional consiste na retirada dos vasos doentes (com mais de 1 dedo de espessura) que já não são mais importantes para o organismo — pelo contrário, estão ocasionando dores, coceiras, inchaços, problemas circulatórios e incômodos estéticos.

A laser

A cirurgia a laser é um tratamento para varizes feito por meio de um cateter ou duto que é introduzido no corpo até a veia doente. Chegando lá, é disparada a energia luminosa que vai agir ressecando as paredes do vaso.

Esse método é muito usado para o caso de veias mais calibrosas, como a safena, evitando que ela seja retirada, mas oferecendo solução para os casos em que está danificada e com seu funcionamento perfeito comprometido.

Os cuidados para emprego desse método devem ser redobrados a fim de que os tecidos e nervos em torno da veia não sejam prejudicados por meio da aplicação do laser no local.

Tratamento natural

Os tratamentos naturais têm ação preventiva e/ou complementar aos demais já citados. Sendo assim, uma boa indicação é o comprimido de castanha da índia, que tem como função principal a melhoria da circulação do sangue.

Já se o objetivo for ajudar a amenizar o inchaço e as dores das pernas com varizes de um grau mais avançado, existem remédios naturais como o Antistax e a Novarrutina, que são boas opções para o problema.

Como vimos são muitas as alternativas de tratamento para varizes e vasinhos, mas a melhor opção ainda é prevenir! Isso pode ser feito com a prática frequente de atividades físicas, uma alimentação balanceada e evitar condutas que podem facilitar o surgimento desse problema, como longos períodos em pé ou sentado, sobrepeso, entre outros.

Agora, se as varizes e vasinhos já se instalaram nas suas pernas, a boa notícia é que existem muitos tratamentos disponíveis para solucionar esse problema com praticidade e segurança.

Aproveite a oportunidade disponível no site do Mais Bonita para comprar seu tratamento para varizes e dar adeus aos vasinhos em apenas 5 sessões de escleroterapia. Clique aqui e resolva agora esse problema!