Beleza Blog Mais recentes Maquiagem

Por meio da neurociência, O Boticário traz “o cheiro da felicidade” em fragrância inédita

16/12/2019

O olfato é um dos únicos sentidos que tem o poder de transportar. Um cheiro pode resgatar memórias queridas, como o primeiro beijo, a casa da vó e outros momentos felizes da nossa vida. E os efeitos emocionais causados pelas fragrâncias foram o ponto de partida para mais um projeto inovador do Boticário: Linda Felicidade, uma fragrância que ativa a sensação de felicidade com eficácia comprovada por neurocientistas.

Apropriando-se dos caminhos mais tecnológicos apontados pela neurociência, O Boticário, em parceria com a casa de fragrâncias Givaudan, começou um projeto de pesquisa e desenvolvimento de produto ainda em 2017. Foram centenas de criações olfativas, usando a tecnologia Happy Mood, que é baseada em análises estatísticas de formulação de perfume. “Descobrimos quais associações de matérias-primas levam os consumidores à sensação de felicidade”, explica o. Ioannis Kontaris, Head of Neuroscience Research da Givaudan.

Para chegar à essência da felicidade brasileira, foram realizados testes como o EMF (eletromiografia facial), que analisa a atividade elétrica cerebral espontânea captada por meio da utilização de eletrodos no rosto. Adicionalmente testes implícitos mediram a capacidade da fragrância de despertar no cérebro as redes associativas inconscientes de felicidade

A receita dessa fórmula inédita combina notas de Baunilha, Limão Italiano, toque de Caramelo e Frutas Vermelhas, uma explosão olfativa marcante, que convida a sorrir na primeira borrifada. “Reunimos o que há de mais de tecnológico no universo da perfumaria com a alquimia exclusiva do Boticário. Nesse projeto, evocamos, mensuramos e comprovamos a felicidade a partir do estímulo dos cheiros, chegando à essência da felicidade brasileira em uma fragrância”, explica Tiago Martinello, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da categoria perfumaria do Grupo Boticário.

Linda Felicidade já está disponível em todas as lojas, revendedoras e e-commerce da marca.


SUSTENTABILIDADE

Quando a sua fragrância acabar, você pode colaborar com o maior programa de logística reversa do país: o Boti Recicla. Todas as mais de 3.700 lojas da marca estão preparadas para direcionar esse resíduo para as quase 35 cooperativas homologadas, que fazem a seleção e a reciclagem dos materiais. Trata-se do maior programa de logística reversa em pontos de coleta do País. Pelo programa, todas as embalagens vazias são recolhidas, descaracterizadas e encaminhadas para cooperativas de catadores e parceiros locais, que gerenciam os resíduos. A ação visa à redução dos impactos ambientais e envolve consumidores, franqueados, consultores, colaboradores e fornecedores.

Um exemplo prático dessa preocupação é o uso de vidro reciclado na confecção de itens que decoram as lojas-ânfora, o novo conceito de loja do Boticário, atualmente presente no Rio de Janeiro, em Curitiba, Fortaleza, Salvador e São Paulo. Essas peças decorativas fecham o ciclo do vidro, que é o resultado do recolhimento de frascos pós-consumo.