Mais recentes

Pastas de dente naturais são a tendência de beleza e saúde em 2018

19/03/2018

Cada vez mais as pessoas buscam entender os ingredientes que estão nos produtos que elas consomem – e a pasta de dente não fica de fora

Um ato diário de cuidado pode em breve mudar bastante, se é que já não mudou para você. Escovar os dentes é uma prática corriqueira, que faz parte da rotina de todo mundo e muitas vezes é feita no automático. No entanto, algumas pessoas começaram a questionar quais ingredientes fazem parte do produto, e o resultado desta pesquisa nem sempre é favorável.

Muitas fórmulas contém itens nocivos, como o hidróxido de sódio, dióxido de titânio, corantes sintéticos, edulcorantes artificiais, adoçantes e próprio flúor, que a longo prazo podem ser prejudiciais a nossa saúde. A solução para isso com certeza não é deixar de escovar os dentes, mas sim ter uma consciência maior sobre o que colocamos no nosso corpo. Buscar alternativas naturais é uma opção que muitas pessoas estão aderindo nos últimos tempos, seja fabricando a própria pasta ou procurando por marcas livres de compostos nocivos.

Numa rápida pesquisa na internet é possível encontrar várias receitas de cremes dentais caseiros. Reproduzimos aqui duas opções para quem deseja testar:

Creme dental simples (clique aqui para mais informações)
Ingredientes:
• 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
• 1/2 colher de chá de sal marinho finamente moído
• Um pouco de água
• Óleo essencial de cravo, menta, ou algum cítrico, como limão

Modo de preparo:
1. Adicione o bicarbonato de sódio, o sal marinho, várias gotas de água e algumas gotas de óleo essencial de sua escolha em uma tigela pequena e misture bem até formar uma pasta espessa.
2. Coloque a pasta de dente na escova de dentes e escove.
3. Continue usando esta pasta de dentes simples diariamente.

Creme dental de bicarbonato (clique aqui para mais informações)
Ingredientes:
• 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
• 4 colheres de sopa de óleo de coco
• 1 colher de sopa de pó de xilitol
• Minerais
• Óleo essencial de hortelã-pimenta
• Óleo essencial de cravo ou canela

Modo de preparo:
1. Coloque o bicarbonato de sódio e o pó de xilitol em uma tigela.
2. Adicione 30 gotas de minerais e 20 gotas de óleo essencial à tigela e misture bem.
3. Armazene sua pasta dental natural caseira em uma jarra de vidro.
4. Adicione algumas gotas de água à mistura se começar a secar.

Se você é daquelas que prefere comprar pronto, algumas marcas estão começando a chegar ao Brasil, mas ainda custam (bem) caro. Um exemplo é a americana Aesop, que é um sucesso desde que foi lançada. Outro creme dental que chegou por aqui é o da francesa Lebon, mas ele está à venda apenas na Dominique Maison de Beauté, em São Paulo.

Enquanto as marcas gringas são raridade e as opções brasileiras são escassas, a dica é pesquisar sempre e buscar comprar os produtos online. Ah, e é claro: nunca deixar de consultar um dentista antes de fazer qualquer mudança!

E aí, será que essa moda mais natureba vai pegar também a nossa saúde bucal?