Fitness Mais recentes

Matcha: saiba mais sobre a substância poderosa que faz bem para o corpo e a mente!

21/10/2018

“Irmão” do chá verde, o ingrediente é um ótimo aliado para cuidar da saúde

Sabemos que nenhum alimento, sozinho, faz milagres, porém é sempre interessante quando surge alguma novidade com a promessa de trazer inúmeros benefícios para o nosso organismo. Esse é o caso do matcha, um derivado da Camellia Sinensis, mesma erva do chá verde. A diferença entre os dois é que o matcha é elaborado apenas a partir de folhas jovens, e tem seu cultivo protegido dos raios solares. Isso garante um altíssimo valor nutricional para o alimento, que é rico em clorofila e antioxidantes.

Para chegar ao resultado final, as folhas secas da planta são moídas até virarem um pó. A forma mais comum de consumo é misturando à água. Ele também pode ser introduzido como uma farinha, acompanhando receitas. O matcha é superindicado para ser consumido antes do treino, pois ele possui ação termogênica que potencializa a queima de gordura corporal. O ingrediente dá mais energia, e com isso promove maior gasto de calorias, além de reter o inchaço do corpo.

Para a pele, ele atua prevenindo o envelhecimento, irritações e é um ótimo aliado contra a acne. Por aqui, a erva pode ser encontrada em produtos como a máscara facial da The Body Shop. De acordo com um estudo publicado pela Food Research International, em setembro de 2017, o consumo do chá de matcha poderia induzir efeitos leves na velocidade da atenção e, também, na chamada memória secundária. Resumindo, ele basicamente faz com que a gente pense mais rápido!

Mesmo com tantos benefícios, não vale abusar do consumo. O indicado é de 15g a 20g por dia, ou seja, no máximo 4 xícaras de chá. Também vale destacar que a substância não é indicada para gestantes, lactantes e pessoas sensíveis à cafeína e à teobromina.

Já experimentou o matcha? Uma boa alternativa para substituir o chá verde!