Mais recentes

Novidade tecnológica: lentes de contato protegem os olhos do sol

21 de abril de 2018

O produto funciona quase como um óculos de sol, mas ainda não vai ser possível dispensar o acessório de vez

Muitas pessoas não sabem, mas existe uma informação bem curiosa sobre os nossos globos oculares: é possível queimá-los com o Sol. A doença chama-se fotoceratite, uma espécie de queimadura ocular que atinge aqueles que sofrem com a exposição excessiva a raios UVA e UVB. Os sintomas são olhos vermelhos, doloridos e lacrimejantes. Pensando em diminuir esse problema, surgiu a Acuvue Oasys Contact Lenses, a primeira lente de contato do mercado com proteção solar.

Apensar de algumas pessoas correrem mais risco, a longo prazo qualquer um pode vir a sofrer as consequências dos raios solares, por isso elas podem ser indicadas para qualquer paciente. A novidade funciona pois é adaptável ​​à luz, e escurece quando exposta à luz brilhante – exatamente como funcionam algumas lentes de óculos. O produto possui uma tecnologia chamada Transitions Light Intelligent Technology, que inclusive já foi aprovada pelo FDA, órgão que regulamenta medicamentos nos Estados Unidos.

Mas como tudo isso é colocado em prática? Bom, conforme a luz dos ambientes muda ao longo do dia, as lentes de contato reagem para manter a claridade entrando em seus olhos de forma equilibrada. Por dentro elas são como qualquer lente normal, mas se você sair para o sol elas vão escurecer como se estivesse usando óculos escuros. O segredo é uma tecnologia fotocromática, que ajuda a filtrar a quantidade de luz visível que atinge o olho. De bônus, elas também ajudam a filtrar a luz azul emitida pelas telas – tudo de acordo com uma declaração da Johnson & Johnson, empresa proprietária da Acuvue.

agência epohke, lente de contato, sol

Johnson & Johnson/Divulgação

Como o produto reduz a quantidade de raio UV que atinge a lente e a retina, elas também podem colaborar para reduzir o risco de desenvolver catarata e degeneração macular relacionada à idade. No entanto,  vale destacar que as lentes não podem substituir seus óculos de sol, simplesmente por não cobrirem toda a superfície da parte frontal do olho. Para isso, a dica é procurar por modelos que bloqueiem de 99 a 100% dos raios UVA e UVB, ou seja, invista na qualidade do seu óculos.

O produto deverá chegar em breve às farmácias norte-americanas e está indicado para pessoas com miopia, hipermetropia ou alguns graus de astigmatismo. O modo de usar é o mesmo das lentes tradicionais, e elas devem ser trocadas a cada 14 dias.

É pura tecnologia!