Corpo Mais recentes

Dry brushing, ou escovação a seco, é a técnica do momento para manter a saúde da pele

26/04/2018

Com a ajuda de uma escovinha de cerdas naturais, o método promete fazer uma poderosa renovação celular

É só parar para pensar um pouco que podemos concluir que temos o hábito de escovar algumas partes do corpo, como o cabelo e os dentes. O resto, no entanto, fica um pouco esquecido – mas não deveria, já que processo da escovação pode trazer muito benefícios para o corpo todo. Foi aí que surgiu o dry brushing, técnica de beleza que funciona como uma espécie de “detox” do organismo, promovendo a renovação celular e estimulando o sistema linfático.

Para quem já está pensando que é só pegar uma escova qualquer e ir passando pelo corpo, saiba que o método exige alguns cuidados. Em primeiro lugar, é fundamental que a escova possua cerdas naturais, que podem ser mais ou menos macias. Depois, para ver resultado, é preciso manter uma rotina. É possível fazer o dry brushing no máximo duas vezes por dia, e no mínimo um dia sim e outro não. Recomenda-se começar pelos pés e ir subindo até o pescoço, em movimentos circulares suaves, porém firmes. É importante também não esquecer das partes do corpo que não damos muita atenção, como a palma da mão e a sola do pé. Faça com calma: o processo deve levar de 3 a 5 minutos.

Os benefícios, além dos já citados, incluem também a redução da celulite, diminuição dos poros e mais energia para realizar atividades. Mas isso tudo é cientificamente comprovado? A resposta é não, porém mal não faz! Não há estudos específicos para este tipo de tratamento, mas dermatologistas afirmam que escovar a pele traz benefícios semelhantes ao da exfoliação e da massagem, práticas mais reconhecidas pelos estudiosos.

Aqui no Brasil não existem marcas que fabricam escovas com essa função exclusiva, mas é possível encontrar modelos à venda em sites como o eBay e Lucky Vitamins que entregam por aqui. Não existem motivos para deixar de testar a técnica da exfoliação à seco!