Mais recentes Moda

Madame Charme: dica de leitura para fãs do estilo parisiense!

05/01/2018

Jennifer Scott documentou o seu intercâmbio à Paris no livro Madame Charme.

Jennifer, autora do livro, fez um intercâmbio à Paris, um sonho de qualquer amante da moda. Madame Charme é o pseudônimo da anfitriã, na história.

Reprodução/Jennifer L. Scott (site)

A mulher era casada, com filhos já grandes, tinha emprego de meio expediente e fazia trabalho voluntário. O que mais surpreendeu Jennifer foi como a parisiense era ocupada com os afazeres diários, mas não abria mão da elegância.

Reprodução.

De tudo que a Jennifer absorveu da Madame Charme, podemos destacar como a francesa faz as suas tarefas com prazer.Os afazeres eram encarados como pequenas alegrias, deixando o dia mais leve. Mais que certa: não temos como escapar das obrigações. Confira abaixo outras dicas que adoramos!

Nossos ensinamentos favoritos da Madame Charme:

  • Cultivar um guarda-roupa enxuto: acredite se quiser, mas as francesas costumam manter cerca de dez peças no guarda-roupa. As poucas roupas que elas têm suprem as suas necessidades. Sem perder o estilo! Claro que não precisamos adotar radicalismos. Compreender que precisamos de qualidade nos torna mais seletivas nas compras. O que nos leva ao próximo ensinamento!
  • Valorizar a qualidade: todo dia é um dia especial pras francesas. Por isso que elas investem pesado em alta qualidade, ao invés de ter várias roupas mais ou menos. Vestir-se do melhor faz você se sentir especial!
  • Não se apegar à trapos: já falamos nesse post sobre manter roupa velha. Não acrescenta em nada no seu estilo e só ocupa espaço. Sem sentimentalismo para lixo!
  • Novo materialismo: acumulação é sinônimo de bagunça. Se você precisa de uma peça em específico, saia e compre somente isso. Não caia nas tentações do consumismo desenfreado! Aprenda a ser mais rigorosa nas suas compras.

A leitura é rápida e leve, com vários momentos engraçados por causa do choque cultural que Jennifer enfrentava. Alguns ensinamentos talvez soam exagerados, mas possíveis de se adaptar à nossa realidade. Tem que tomar as dicas como inspiração, ao invés de regras absolutas.

Um ótimo presente para aquela amiga que adora moda, ou para você ler nas férias!