Mais recentes Rosto

Aprenda todos os benefícios que o carvão ativado pode trazer para a sua pele!

12/03/2017

Se você nunca pensou que passar carvão no rosto poderia ser uma possibilidade, está na hora de começar a rever os seus conceitos. Mas pode ficar calma, porque não é qualquer tipo de carvão! O carvão ativado é especial e produzido a partir da queima de certas madeiras, cascas de coco ou ainda restos de cortiça, a altas temperaturas (800 a 1000 °C) com baixo teor de oxigênio. Este processo de queima mantém a porosidade destes materiais que são capazes de coletar seletivamente gases, líquidos ou impurezas tóxicas no interior de seus poros.

No tratamento cosmético ele serve para amenizar vários problemas de pele como, por exemplo, a pele seca, oleosa, acne, cravos e cicatrizes. Por ter partículas porosas, o carvão funciona como uma esponja absorvendo a oleosidade e as sujidades, como células mortas e resíduos de maquiagem. Além disso, por ser abrasivo, promove um afinamento garantindo maciez e brilho na pele. Geralmente são disponibilizados em pó, que serão adicionados a uma máscara para aplicar sobre a pele higienizada, apenas uma vez por semana. Apesar de ser menos comum, ele também pode ser encontrado na forma de sabão em barra.

Outro benefício indireto do uso desta máscara, é melhorar e até aumentar a permeação dos ativos dos hidratantes e séruns de uso diário, pois o excesso de oleosidade e células mortas que são acumuladas com o passar do tempo, impedem esta permeação, diminuindo a efetividades dos cosméticos de uso diário.

agência epohke, carvão ativado, pele, rosto Divulgação

O carvão ativado é indicado para pessoas com peles oleosas ou peles que estejam ásperas e opacas, porém que não sejam sensíveis ou alérgicas. As únicas contraindicações são para estes casos mencionados. Na hora da compra, a orientação é para que adquiram cosméticos com o carvão ativado na composição, ou que o carvão ativado seja industrializado, garantindo assim o controle de qualidade e de contaminação deste produto. Receitas caseiras podem produzir partículas de carvão grosseiras que podem ferir a pele, além de causar alergias e reações indesejadas. Na dúvida, procure sempre ajuda e siga as indicações de um profissional dermatologista.

Curtiu a ideia de passar carvão na pele?

Fonte: Vogue