Mais recentes

Conheça os benefícios da técnica oriental adotada por Michael Phelps nas Olimpíadas: a ventosaterapia

17/08/2016

Se tem uma coisa que chama a atenção de todo mundo quando Michael Phelps entra na piscina – além da sua invencibilidade impressionante –  são as manchas roxas espalhadas pelo corpo do atleta. O que pode parecer um machucado na verdade é uma prática milenar chinesa chamada ventosaterapia. A técnica consiste em aplicar ventosas (copos redondos de vidro) aquecidas na pele e em seguida sugar parte do ar que existe ali. O efeito de sucção dos copos deixa manchas como a de Phelps, que podem levar até duas semanas para desaparecer.

agência epohke, michael phelps, ventosaterapia

Foto: AFP

Os defensores da ventosaterapia afirmam que ela ajuda a tratar incômodos como dores musculares e nas juntas, além de problemas de pele como eczema e acne e desordens respiratórias, de gripes a bronquites e pneumonias. O método se popularizou entre os atletas na última década. Um dos primeiros a praticá-la foi nadador Wang Qun, na Olimpíada de Pequim. Floyd Mayweather, Andy Murray, Amir Khan vieram depois, além de Phelps e Naddour. Muitas marcas são vistas nos ombros dos nadadores por causa do grande esforço feito com os braços, então o tratamento é focado nos músculos dessa região. Vale lembrar que a técnica não-convencional ainda não teve a sua eficácia comprovada cientificamente, portanto, dependendo da gravidade da lesão, é aconselhável sempre ter um acompanhamento da medicina ocidental.

agência epohke, michael phelps, ventosaterapia

Foto: Pinterest

A ventosaterapia está atingindo um público cada vez mais vasto, e não serve só para quem pratica exercícios de alto impacto. Atrizes de Hollywood como Gwyneth Paltrow e Jennifer Aniston também são adeptas da prática que promete encorajar e até acelerar a resposta imunológica do próprio corpo à lesões. A terapia tem efeito semelhante a uma sessão de massagem, e quem já experimentou garante que a dor é totalmente suportável.

Ficou curioso para ver as tais ventosas em ação? Confira no vídeo abaixo como elas funcionam:

Fonte: Globo

Existem tratamentos estéticos como a endermologia / vácuoterapia, que utilizam alguns princípios semelhantes para aumentar a circulação e metabolismo local, bem como promover a origenação dos tecidos, veja nossas promos de endermo clicando aqui.