Mais recentes Maquiagem

Cosméticos vencidos: qual é o risco de usar esses produtos?

05/12/2016

Quem nunca comprou mais do que precisava e acabou vendo seus produtos passarem do prazo de validade? Com certeza você já viveu isso em algum momento, e quase sempre fica a dúvida: tem problema usar cosméticos vencidos? A resposta é sim! O que a princípio parece um cuidado desnecessário, pode ter consequências graves para a sua pele. Entenda o porquê logo abaixo:

Por que é ruim?
Os cosméticos contêm, em sua composição, corantes, conservantes, perfumes entre outros e essas substâncias têm prazo de validade para agir, sim: são elas que garantem a não instalação de bactérias e fungos em seu produto. Também são elas que garantem a consistência e a função final do cosmético.

Alergias
Na verdade, qualquer produto pode causar alergia, seja por irritação, ou por sensibilização, mesmo estando dentro do prazo de validade, isso varia de acordo com os tipos de pele (algumas são bem sensíveis).

Mas quando o produto tem seu prazo expirado, aí a coisa pega mesmo! O contato do produto com ar, pele e mucosas favorece sua contaminação por bactérias e fungos.

Dessa forma, as chances de você ganhar uma pele vermelha, com edemas, inchada, com bolhas e coceira são enormes. A partir de qualquer um desses sinais, a atitude mais correta é suspender o uso de todos os cosméticos e procurar um dermatologista para avaliação e tratamento.

Como detectar problemas
Além de ter atenção à data de validade, você consegue evitar vários problemas ao observar a aparência do produto, verificando a consistência, a cor e o cheiro. Quer um exemplo? O xampu pode mudar a homogeneidade e decantar. O creme hidratante, às vezes, fica bem líquido, assim como o condicionador. Em compensação, os pós, como sombra, blush e base, podem começar a esfarelar e ficar mais opacos. O protetor solar perde sua função mais importante: proteger contra o sol. Aí não faz mais sentido usar.

O que acontece com a pele?
O básico é sentir coceira e ficar com a pele mais avermelhada, mas a situação pode piorar bastante quando o produto vencido atinge a mucosa da pele. Por exemplo, um lápis delineador de olhos pode causar até infecção de tanto que irrita. Você ganha olhos vermelhos e, momentaneamente, fica com a visão prejudicada. Imagine o perigo se estiver dirigindo ou mesmo atravessando a rua! Além disso, algo mais grave pode acontecer: infecção fúngica causa danos sérios na córnea.

Se houver lesão na pele, como uma espinha, o problema provocado por um cosmético vencido se torna ainda mais grave, prejudicando a infecção já existente.

Quando o produto vencido é usado no cabelo, as chances de caspa aumentam porque eles não limpam mais. Seu cabelo perde o brilho e a maciez.

Algumas dicas para você ficar bonita com segurança:

  • Não utilize nenhum produto sobre a pele irritada ou machucada (a menos que seu dermatologista recomende).
  • Se a pele ficar irritada, interrompa o uso do produto imediatamente e procure um dermatologista para orientação.
  • Mantenha os cosméticos bem fechados quando não estiver usando.
  • Evite emprestar seus produtos, principalmente batons e lápis. Eles servem como veículo de transmissão de vírus, bactérias ou fungos.
  • Se emprestar algum pincel, lave-o depois antes de usar novamente.
  • Mantenha os cosméticos fora do sol e calor. A luz e a alta temperatura podem matar os conservantes que ajudam a combater as bactérias. Por esse motivo, não vale deixar os cosméticos por muito tempo em um carro quente.

E lembre-se que tudo que é usado na pele é um assunto sério e exige certos cuidados. E claro, no primeiro sinal de irritação, corra agendar uma visita com seu médico.

Fonte: Dicas de Mulher