Beleza Corpo Mais recentes

Detox de ressaca: nutricionista Tanise Amon dá dicas para você se curar mais rápido depois de exagerar na bebida

27/09/2016

Quem nunca bebeu demais e acordou no outro dia com uma ressaca daquelas? A boa notícia é que com a ajuda de alimentos corretos, fica muito mais fácil se recuperar e voltar à ativa rapidinho! Conversamos com a nutricionista (e gata!) Tanise Amon e ela nos passou dicas preciosas para curar o organismo depois uma noite de exageros!

Captura de Tela 2016-09-26 às 20.37.10

Fonte: Instagram – clique na imagem para ver o perfil completo

A alimentação durante a ressaca é importante? Por quê?
Sim, a alimentação durante a ressaca pode aliviar sintomas como enjoo, desidratação e é importantíssima para amenizar prejuízos causados pelo álcool como a perda de nutrientes.

Que alimentos devem ser consumidos? Que substâncias presentes nesses alimentos são tão importantes para amenizar a condição do organismo durante a ressaca?
Alimentos leves como sopas, iogurte natural, frutas, legumes e hortaliças como a alcachofra que possui substâncias benéficas ao fígado, são ótimas opções, da mesma forma os chás que além de hidratarem apresentam flavonóides em sua composição, atuando como antiinflamatório e antioxidante. Alimentos em geral ricos em vitamina C devem estar presentes por combaterem as toxinas geradas pela bebida em excesso.

Uma pesquisa recente publicada no Journal of Food Science fala em aspargo para ajudar a combater a ressaca. Você já ouviu falar nisso? Como funciona?
Sim, cientistas da Coreia do Sul acabam de comprovar que os aminoácidos e minerais do vegetal ajudam a curar o desconforto depois de uma noite com ingestão excessiva de álcool e podem proteger as células do fígado das toxinas da bebida. Aspargos ajudam na ressaca sim! Porém, ainda precisa de maiores pesquisas relacionadas para descobrir a quantidade ideal e efetiva.

Ovos ou algum outro tipo de proteína fazem bem? E gorduras?
Sempre fazem, principalmente antes da ingestão alcoólica são importantes para o equilíbrio alimentar e retardar a absorção do álcool.  A gordura é importante no período anterior ao consumo da bebida, com as proteínas, pode diminuir a absorção do álcool.

O consumo de açúcar é importante? Por quê? Que tipo de alimento rico em açúcar deve ser consumido?
O carboidrato nesse período é importante para fornecer energia ao corpo para processar a bebida. Através de frutas, sucos e alimentos integrais provavelmente a quantidade necessária será alcançada.

Captura de Tela 2016-09-26 às 20.52.07

Fonte: Instagram – clique na imagem para ver o perfil completo

Quais alimentos devem ser evitados?

Alimentos salgados, embutidos e gordurosos podem sobrecarregar ainda mais o corpo nesse período, por isso devem ser evitados.

Por que é importante ingerir líquido?
A bebida alcoólica inibe a produção de vasopressina (hormônio antidiurético), assim com altas doses de álcool no sangue, a vasopressina não é liberada, fazendo com que a perda de líquidos seja intensa. Por isso, a hidratação é tão importante antes, durante e após a ingestão alcoólica.

Além de água, o que um homem com ressaca deve beber?
Chás como o verde, opções com gengibre que amenizam o enjoo e também sucos naturais de fruta são as melhores opções. Nos sucos podemos encontrar antioxidantes, açúcar, ideais para recuperação e combate as toxinas alcoólicas.

Que líquidos devem ser evitados? Por exemplo, é verdade que café pode piorar a dor de cabeça e a desidratação?
Nem pensar ingerir bebidas alcoólicas novamente. O café também pode ser prejudicial, pois a cafeína ajuda a alterar o sistema nervoso e é também diurética, o que ajuda no processo de desidratação.

imagem do site papodieta.com

imagem do site papodieta.com

Siga Tanise no Instagram e veja essas e mais dicas, bem como contato. O consultório fica na Florêncio Ygartua, 270 – sala 909, no bairro Moinhos de Vento. Tel (51) 33315405. As 5 primeiras  clientes do Mais Bonita que agendarem, ganham 15% de desconto na primeira consulta.